Colunistas

User Menu

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades, promoções e atualizações.
Follow us on Twitter
Roupas para o frio PDF Imprimir E-mail
Dicas - Planejam. de viagens
Escrito por Debora M. Molizane   
Seg, 15 de Fevereiro de 2010 19:02

 

 

Fonte: Manual Terra de Vida ao Ar Livre 

Aqui no Brasil é comum chegar o inverno e as pessoas viajarem para o sul do país em busca daquele friozinho, ou até mesmo neve.

Antes de ir prepare-se com as roupas adequadas. Elas isolam o frio e permitem que o seu corpo transpire e se livre da umidade.

Blusas


A camada interna

A primeira camada de ser de uma camiseta de algodão ou camisetas térmicas de manga comprida. O ideal é que seja justa. Deve absorver o suor. Essa camada deve ser a mais limpa, para evitar que a sujeira entupa os poros da camiseta, impedindo a absorção do suor.

Segunda camada
Esta camada deve ser folgada, com a preocupação de aquecer e proteger os vasos sangüíneos do pescoço e pulsos. Se tiver botões nos pulsos e ziper no colarinho é uma boa, pois se o tempo esquentar é só abrir.

Terceira camada
Deve ser uma malha de lã ou uma jaqueta felpuda leve. Se estiver em uma caminhada é melhor remover esta camada para evitar superaquecimento. Quando parar para descansar vista a essa camada novamente antes de começar a sentir frio.

Camada externa
Deve ser um casaco que isole do vento ou seja a prova d´água, se for os dois melhor. No frio extremo, um casaco alcochoado é indispensável para protegê-lo dos ventos cortantes.

Calças

Roupas de baixo
Em lugares de clima temperados, essa camada pode ser de algodão. Roupas como ceroulas são necessárias em lugares onde a temperatura chegam abaixo de zero.

Calças
Devem proporcionar liberdade de movimento e ser de um material que seque rapidamente e o mantenha aquecido.

Última atualização em Seg, 15 de Fevereiro de 2010 19:26